Tuesday, November 5, 2024

31 - Leis fundamentais à todos os médiuns

 

31 - Leis fundamentais à todos os médiuns

      Poderíamos colocar este capítulo como sugestões aos médiuns, no entanto, aquele que deseja se tornar médium não recebe sugestões, senão é submetido à provas espirituais de alto calão, e se por um acaso for delineado e guiado por sugestões soa completamente fraco, débil ou mesmo contrário à proposta mediúnica. Seria o mesmo que dizer que um guerreiro faz seu treino tal como se apresente seu gosto, vontade, feição, disposição ou humor. Propostas sérias requerem métodos bem delineados e percauços igualmente sérios, assim se justifica serem leis e não sugerências.

1 – O ser humano vive de suas ilusões ( O que se faz aqui é uma constante descoberta mística, psíquica e religiosa )

2 -  Deve-se ser insistente, persistente, vontade  inabalável

3 – Fé de um devoto, crença no místico e desconhecido. Como um maratonista ou aquele que paga penitências, ou ainda é exemplo de devoção a auto-flagelação

4 – Percepção de detalhes. Conforme descrito em toda a nossa filosofia de desenvolvimento através dos 5 meios d contato com a realidade ( Aprendiz – Sensitivo )

5 – Seguir o evangelho de Jesus Cristo e todas as recomendações inseridas nele, estuda-lo repetidamente, incessantemente, sem esmorecer no estudo. Também outros livros complementares são válidos. Ler tanto parte moral, religiosa, científica, parapsicológica como filosofias diversas, de culturas diferentes.

6 – Dar aos fenômenos da natureza interpretação mística, por isto louvá-los ou receá-los. Perceber desde o trabalho das formigas até a força das tempestades como fenômenos sagrados.

7 – Interpretar as pessoas, e seu arredor, de maneira complexa ( Com o sensitivo )

8 – Ser criativo e estar vivenciando alguma forma de arte, não somente como apreciador mas também como criador. Fugir à cultura primitiva que visa somente a assimilação.

9 – Assim como voz me abençoais eu vos abençôo ( Consciência de seu poder ). Não entender a humildade com algo que está abaixo de tudo, confiar no próprio poder, na mágica e capacidade pessoal. É dizer: - Eu posso, eu sou, eu farei, nada irá me abalar, eu sou o todo, não receio, não vacilo ( Já que Deus está em min )

10 – Entrar em contato com seu consciente profundo através da arte e do afastamento das coisas superficiais, pragmáticas, mundanas e da experiência dos sentidos primitivos ( Sexo, violência ou hilaridade retrógrada )

11 – Apreciar e anotar os sonhos, e inseri-los na realidade desperta

12 - Praticar meditação e orar constantemente, com freqüência delineada e fundamentado em parâmetros específicos, desenvolvidos através de seus constantes estudos e vivências espirituais

13 – Alimentação natural ( Inclui carne ) e atividades físicas constantes

14 – Desenvolver aspectos sociais-familiares, compromissos e elos sociais extra-familiares: cartas, telefonemas, encontros, passeios. Compromissos são válidos aqui. Deve haver iniciativa do médium e não de outrem.

15 – Desenvolver-se culturalmente em todos os aspectos, respeitar as diferenças e manter uma opinião crítica.

16 – Sempre estar disposto a conhecer coisas, situações, modos de pensar novos, incautos, jamais experimentados ou mesmo sequer imaginados. Não somente conhecer como ocasionalmente fazer esta vivência tornar parte de uma nova realidade

17 – Esqueça o relógio mas não o método

18 – Executar e dar valor aos rituais religiosos

19 – Exercícios de repetição mental auto-sugestiva

20 – Devoção às imagens

21 – Importância dos retiros espirituais

22 – Dizer: Em minha vida, antes mesmo de min, em primeiro de tudo está Deus, depois pode vir toda a ilusão terrena.

23 – O mal sempre estará à espreita, ora e vigia à todo instante. Tu és o bem, chama o mal a tí e transforma-lhe em bem.

24 – Come muitas frutas e toma muita água

25 – A solidão é um meio necessário à meditação e oração

 

Parte dissertativa – Um médium sempre corre muitos riscos, aliás, muito mais que qualquer outra pessoa, isto se sua fé na proteção de Deus e sua devoção à ele e Jesus Cristo estiverem enfraquecidos ou desfragmentados, diminuídas e corroídas por sua própria incredulidade, e também a fé em sua própria força pessoal. É como Goethe disse: - Quem gosta de abismos têm de ter asas.

      Existe plenitude na abstinência sexual, alimentar. Coloquei a palavra plenitude, porque esta atitude não se faz como um esforço, suplício ou contradição da vontade, mas sim com harmonia que se transcorre de forma natural, espontânea e progressiva.

      O médium realmente têm asas, no entanto qualquer deslize pode fazer-se perecer e cair no abismo, uma queda vertiginosa, mais profunda que o próprio nível do solo, onde as pessoas comuns andam confortavelmente com toda a comodidade. Surge-nos uma pergunta: Compensa correr tantos riscos e ser médium? A resposta está no fato de que esta é uma das potencialidades do ser humano, que em geral é obumbrada por sua própria ignorância ou mesmo falta de vontade. Esta potencialidade se relaciona com todos os  cinco níveis de conhecimento da realidade ( “5NCR” ) mas que é preponderante no 5o nível, o transcendental, que é o mais complexo de todos, por isto o mais difícil de ser assimilado e desenvolvido.

      Uma pergunta intrigante que insurge-me neste instante é referente à qual seria a diferença entre médium e sensitivo.

      Absolutamente! É algo bastante claro, pois todo o conceito de médium aqui empregado é relacionado com um “desenvolvimento da percepção extra-sensorial” ou espiritual ( independente da religião ou filosofia ) que se aplica respectivamente ao “5o NCR”. Sensitivo por sua vez é um conceito integral que envolve todos os níveis de conhecimento da realidade já descritos.

      Diríamos portanto que o conceito mediúnico está dentro do sensitivo, assim, o sensitivo pode ou não ser um médium, se for um sensitivo total isto ocorrerá inexoravelmente, já que tratamos aqui do desenvolvimento transcendental do ser humano. As leis são portanto um método de desenvolvimento do aspecto transcendental.

     Na correlação destas duas vertentes ( Médium e Sensitivo ) podemos acaso encontrar um médium qu não tivesse uma característica de total sensitivo mas sim de aprendiz, que é o caso de partes de sua vida terem um desenvolvimento defasado, como por exemplo: Intelectual ou Física. Sendo mais difícil que as partes intuitiva e artística estejam defasadas já que estas são essenciais ao desenvolvimento da mediunidade. A parte transcendental não pode ser colocada neste conceito, pois ela se refere ao mesmo termo mediunidade, que como será visto se divide em: Prática transcendental, Prática moral-social, estudo religioso-filosófico, estudo religioso-dogmático e mística provocando a mudança de valores pessoais, a visão de si e do mundo.

      Na parte mística, por causa do processo intuitivo, até mesmo os dogmas são importantes, verdades absolutas não submetidas ao crivo da lógica ou da razão. É-nos extremamente difícil absorver esta idéia, e principalmente colocá-la em prática, no entanto a intuição é fundada no maior “achômetro” do mundo: o de acreditar em mitos, ilusões passageiras, sonhos, pensamentos que entram no âmago das emoções, a música é para isto um dos principais recursos por possuir uma linguagem totalmente distinta das letras para nas quais o pensamento racional se fundamenta e orienta.

      É de grande valia notar que muitas religiões se aproveitam eficazmente das possibilidades musicais para uma transcendência do físico ( Racional / Sentimental / Físico ) ao espiritual ( Intuitivo / Transcendental ).

      Colocamos então como modalidades necessárias ao desenvolvimento mediúnico:

Física – Auto flagelação, peregrinação, penitências, asanas, posturas corporais

Racional – Estudo científico, parapsicológico, religioso e filosófico

Sentimental – Prática moral-social

Intuitiva – Práticas místicas, estudo religioso dogmático

Transcendental – Meditação, Contemplação, oblação, oração

 

 

Neste sonho em que eu canto assim

Tão bonito

Tão perfeito

Não há nada que se torne eterno

Beleza surge de um lugar fugaz

Palavras se desvanecem

Que quando proferidas

Passam como passam as águas

De belo e caudaloso rio

Onde abismados notamos

Que não podemos realizar

A vontade de reter conosco

Toda a água límpida

Apenas podemos um pouco sorver

Para momentaneamente nos saciar

E então despertar

Para a sede retornar

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